PARA-RAIO - ATENDEMOS TODO BRASIL - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!
   

 

www.Para-Raios.com.br

É comum ter modem queimado por raios

As fortes chuvas de verão não causam prejuízos só com alagamentos. Muitas pessoas têm seu modem queimado por descargas elétricas causadas por raios, mais frequentes nessa época do ano. Ou pior, a forte corrente alcança outros componentes do micro, causando a perda total do aparelho.

Foi o que aconteceu com o analista de sistemas Regis Canal no verão passado. Seu desastre foi ter não só o modem queimado, mas também a placa-mãe, o HD e a memória. Logo que começou a tempestade, a tomada do micro foi desligada por sua mãe, como de costume. Mas a descarga elétrica de um raio atingiu o PC pela linha telefônica, já que o fio estava conectado ao modem. "Não sabia que corria esse risco mesmo com o micro desligado", disse. Por sorte, um seguro residencial o indenizou.

Graças a uma peça de proteção no seu modem, os demais componentes do computador do estudante Carlos Eduardo de Almeida Neto não foram danificados. Apenas o modem queimou. Mesmo assim, ele lamenta a perda, pois teve de substituir o modem por outro de qualidade inferior, por falta de dinheiro. Ele estava acessando a Internet enquanto caía uma forte chuva, no verão passado. "Sabia do risco, mas não podia desligar, pois estava fazendo um download", justifica. Depois do prejuízo, sempre que chove ele desliga o micro.

A jornalista Luciana Fleury também costumava trabalhar em casa usando a Internet, mesmo enquanto caía fortes chuvas. "Tinha idéia do que podia acontecer, mas não tomava precaução", disse. Hoje, sempre que chove, ela pede que a babá do seu filho desconecte o fio do modem e desligue o micro da tomada. Seu modem foi queimado, há dois anos, pela linha telefônica. Como o PC era da empresa ela não teve de arcar com os gastos de troca da peça.

A assistente de marketing Carina Shimen lamenta já ter perdido três modens. A primeira vez aconteceu há três anos, quando ela começava a acessar a Internet. Ela não sabia que o PC podia queimar por descargas elétricas de raios e usava o micro mesmo enquanto chovia. Teve o modem queimado e ficou um mês sem acesso a Web.

No ano passado, por não saber que a linha telefônica também permite que altas correntes elétricas cheguem ao PC, Carina teve dois modens queimados. O micro do seu trabalho estava desligado e teve o modem queimado por meio da linha telefônica. "Estranhei que não conseguia acessar à Internet e chamei um técnico". O mesmo motivo fez o PC de sua casa ficar fora de ação. "Agora, quando começa a chover, corro para desligar tudo", diz.

Placa é atingida mesmo que o PC esteja desligado

Não basta tirar o micro da tomada, pois a descarga elétrica pode vir pela linha telefônica

Quando uma forte chuva se anuncia é melhor desligar o computador e desconectar o fio do modem da linha telefônica, avisam os especialistas. Não basta apenas desligar o micro, pois a alta corrente elétrica dos raios pode atingir o micro pela linha telefônica.

Um dos três pinos do plugue do cabo de força do micro também seria uma proteção contra descargas elétricas. Sua função é canalizar para o solo uma eventual sobrecarga. Mas no Brasil há poucas casas e prédios que tenham aterramento adequado. "O ideal seria fazer uso do terceiro pino e não utilizar benjamins para adaptar o plug", explica o chefe do (IPT), Mário Leite.

Voltar

PARA -RAIOS - ATENDEMOS TODO BRASIL - 0800 190121PARA -RAIOS - ATENDEMOS TODO BRASIL - 0800 190121