Geradores Fotovoltaicos – Individuais – Coletivos – Usinas – Fazendas:

Os Sistemas Fotovoltaicos utilizam painéis de silício montados em uma estrutura fixa sobre o telhado ou laje de cobertura dos edifícios para captar a luz e a transformar em energia elétrica, usa-se Inversores (aparelhos que transformam a energia gerada em corrente contínua para corrente alternada usada por todos nós), que é depositada na rede da distribuidora local gerando créditos para abater.

Este tipo de arranjo é conhecido como “Net Metering” e é regulado por uma portaria da ANEEL (Agência reguladora de negócios de energia elétrica do Brasil).

Nossos sistemas são planejados para gerar a quantidade de energia que o cliente usa durante o ano todo, assim a única tarifa a ser paga é a de interligação com a rede da distribuidora, que funciona como uma grande bateria ,armazenando CRÉDITOS de energia.

Os componentes são projetados para operarem praticamente sem manutenção por um período de 25 anos.

Nós mantemos um serviço de monitoramento e manutenção preventiva, opcional, basicamente ajustes periódicos e limpeza dos componentes para obter a máxima capacidade de geração do sistema.
Com os preços da energia elétrica no país o investimento se paga num período de cinco a sete anos, dependendo da quantidade de energia que se consome.

Também é possível instalar sistemas de geração hidrelétrico onde existirem fontes acessíveis de água para isso e sistemas de geração usando resíduos orgânicos como restos de poda, colheita, esterco animal e resíduo orgânico doméstico e de restaurantes.

Uma planta do telhado com a localização da casa no terreno ajuda no dimensionamento preciso da instalação, principalmente os dados sobre a estrutura do telhado, pois a fixação dos painéis fotovoltaicos pode chegar a custar até 30% do preço deste.

Numa primeira aproximação costumamos usar os dados do Google Maps e do Google Earth, mas as fotos nunca são atuais e servem somente para uma estimativa inicial.

O que oferecemos em geração fotovoltaica:

Sistema gerador de energia elétrica usando painéis fotovoltaicos de silício policristalino fixados sobre a estrutura do telhado em base de perfis metálicos resistentes à corrosão.

Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (Pára-Raios – SPDA).

SPDA – OBRIGATÓRIO em todos projetos

Sistemas auxiliares para limpeza dos módulos e monitoramento da produção através de rede de computadores e pela internet.

Unidade de produção conectada à rede da distribuidora.

Projeto com as ARTs necessárias para pedido de conexão com a distribuidora, acompanhamento do processo até a ligação se efetuar.

Trabalhamos somente com fornecedores firmemente estabelecidos no país e capazes de cumprir com os compromissos de garantia durante a longa vigência destas.

O Dimensionamento leva em conta dados solarimétricos das Regiões do Estado de São Paulo, dentre outros, no consumo anual do último ano conforme fornecido pelo interessado, e assumimos um incremento anual de 2% para os próximos 25 anos.

Unidade de produção conectada à rede da distribuidora por medidor bidirecional fornecido e instalado pela distribuidora, e pago pela contratante.

Termos de Garantia

Módulos: 10 anos de fabricação
25 anos de performance
Inversores: 5 anos
Estrutura: 5 anos
Responsabilidades dos Fabricantes
Nos primeiros 12 meses a garantia é gerenciada através da WEG.
Itens importantes e imprescindíveis em um bom projeto de Usina Solar:
Também faz parte do projeto a estrutura necessária para inspeção e manutenção da instalação com linhas de vida e passarelas adequadas às normas do ministério do trabalho para este tipo de operação ( NR35)

Gerando economia

A partir de fontes de energia renováveis ( Solar, Eólica e Hídrica) desenvolvemos um suporte para garantir a energia que o seu negócio necessita por custo muito menor do que é cobrado HOJE pelas distribuidoras.

Garantimos custos de produção e operação mais baixos do que os cobrados pelas distribuidoras de energia, sem reajustes ditados pelas políticas governamentais, livres de interferências externas para seu negócio prosperar.

As áreas de seus telhados podem ajudar a baixar seus custos de energia usando a luz do sol, inteiramente gratuita.Garantimos os sistemas por 10 anos e ainda podemos fazer o controle e operação da geração com pessoal técnico treinado e capacitado para isto para se obter o máximo da produção possível.

Porém, a energia renovável é um investimento que se paga em médio prazo.

Nossos sistemas são planejados para gerar a quantidade de energia que o cliente usa durante o ano todo, assim a única tarifa a ser paga é a de interligação com a rede da distribuidora, que funciona como uma grande bateria, armazenando CRÉDITOS de energia.

Os componentes são projetados para operarem praticamente sem manutenção por um período de 25 anos.

Nós mantemos um serviço de monitoramento e manutenção preventiva, opcional, basicamente ajustes periódicos e limpeza dos componentes para obter a máxima capacidade de geração do sistema.

Com os preços da energia elétrica no país o investimento se paga num período de cinco a sete anos, dependendo da quantidade de energia que se consome.

LEGISLAÇÃO: Lei 482 – Sistema de Compensação:

Há seis anos, uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a produção própria de energia elétrica de fontes renováveis e possibilitou o repasse do excedente à rede pública de distribuição de energia em troca de desconto na conta de luz.

Em 2015, outras facilidades foram incorporadas à norma. Os créditos gerados pelos consumidores passaram a valer durante cinco anos — e não apenas por três, como determinava a primeira regra.
Os modelos também se diversificaram.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou essa atividade através da Resolução Normativa nº 482 de 2012, permitindo aos consumidores de energia elétrica de todo país produzirem sua própria energia elétrica, seja instalando um sistema solar no telhado da sua casa/estabelecimento, seja participando de uma fazenda solar.

Agora são permitidos sistemas de consumo coletivo, como condomínios e shoppings, e de consumo remoto, quando a energia é produzida num local e consumida em outro dentro da área de concessão de uma distribuidora.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou essa atividade de ADESÃO à uma FAZENDA SOLAR ou PARQUE ENERGÉTICO através da Resolução Normativa nº 482 de 2012, permitindo aos consumidores de energia elétrica de todo país produzirem sua própria energia elétrica, seja instalando um sistema solar no telhado da sua casa / estabelecimento, seja participando de uma fazenda solar.

*Qualquer pessoa jurídica atendida pela CONCESSIONÁRIA pode aderir à Fazenda Solar. A única restrição é que a conta de energia deve estar no CNPJ do estabelecimento. E se a conta de energia estiver no CPF do consumidor, é necessário regularizar o cadastro junto à concessionária.

A MANHATTAN ELETRONIC presta consultoria e auxilia com os procedimentos intermediários, geração de energia renováveis.

*Sujeita a análise de crédito e perfil de consumo.

A questão financeira ao aderir à Fazenda Solar:

 Sob a ótica da distribuidora de energia: Hoje, a distribuidora de energia cobra de você tanto os custos para ela distribuir a energia, quanto os custos de quem gerou a energia. Após recolher os recursos com você, ela fica com a parte associada à distribuição e repassa para o gerador os custos de geração. Ao aderir à Fazenda Solar, ela não precisa mais recolher de você a parte associada à geração, uma vez que você mesmo produziu sua energia.

Sob a ótica do Consumidor: mensalmente, a distribuidora irá descontar do seu consumo, toda a energia elétrica que a usina produziu pelo seu lote. Caso seu lote produza menos do que você necessita no mês, a distribuidora irá te entregar a diferença e, consequentemente, cobrar por isto. Caso seu lote produza mais, você fica com um crédito para usar nos meses subsequentes.

Preciso pagar algo no momento da contratação?

Não! Você precisa apenas assinar o termo de adesão. E só começa a pagar após o recebimento do crédito em sua conta de energia.

Posso sair a qualquer momento?

Você pode pedir a saída a qualquer momento, mas deve avisar com 60 dias de antecedência.

Quais os benefícios da Fazenda Solar?

Além de agora você gerar sua própria energia, ela é de fonte renovável e inesgotável, ainda garante um desconto na sua conta de energia.

E como a Fazenda Solar ganha dinheiro?

Nós construímos a usina e a rentabilizamos com a administração e comercialização de seus lotes.

Caso minha energia acabe, quem devo avisar?

Qualquer problema com a rede elétrica da sua localidade é a distribuidora que continua sendo seu ponto de contato, nesse sentido, nada muda no seu dia a dia do ponto de vista técnico/operacional.

Existem inúmeros motivos para você optar pela geração de energia solar ainda neste ano. Nós separamos para você 3 dos principais motivos para inspirar suas análises e garantir uma economia real na sua conta de energia. Confira!

1.Investimento possível

Se você optar por uma modalidade como a Fazenda Solar, você não precisa investir e ainda pode conseguir uma economia de até 20% na  conta de energia elétrica do seu comércio.

Se preferir instalar os Telhados Solares, hoje você já conta com uma série de linhas de crédito para financiamento do sistema de energia solar. Após um certo período, o sistema se paga e sua fonte de energia é inesgotável! Pense assim: se você deixasse esse investimento no banco, seu rendimento diminuiria ao longo dos anos e você perderia dinheiro.

2.Linhas de financiamento disponíveis

Hoje já existem muitas formas de você financiar a compra e a instalação de seu sistema de geração de energia solar. Algumas linhas de crédito foram criadas justamente para disseminar, cada vez mais, a utilização de fontes de energia limpa e renovável. Essas modalidades têm atraído tanto proprietários de imóveis residenciais quanto de imóveis comerciais.

Somado a essas novas linhas de financiamento, o preço dos equipamentos para geração de energia solar, como os Telhados Solares, caiu 80% nos últimos 10 anos em todo o mundo.

3.Custo da energia elétrica aumentou

 O aumento do preço da energia no País chegou a 44% nos últimos seis anos, o que estimulou o investimento de residências e empresas em projetos de geração solar.

Em 23 Estados brasileiros, existem isenções de impostos (ICMS) sobre a energia produzida por geração própria. Somente Amazonas, Paraná e Santa Catarina ainda mantêm a cobrança.

Nossos serviços

Envie sua solicitação

Preencha o formulário abaixo.

Mensagem enviada com sucesso. Entraremos em contato o mais breve possível.
Ocorreu um erro no envio da sua mensagem. Tente novamente mais tarde.